Amigos do Blog

A ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA MIPIBUENSE
Há 42 anos deixei minha Mipibu. em busca de novos horizontes, oferecendo o meu ideal e minha aspiração de trabalho, mas nunca deixei de amar minha querida cidade natal. Sempre venho visitar meus familiares, pois aqui estão minhas raízes e meus valores sociais, culturais e religiosos.
No entanto, uma nota de profunda consternação dilacerou o meu coração: A inexistência de um Clube Social; um local comunitário apolítico, sem segregação cultural, religiosa ou financeira; um ponto de encontro que promova a integração das famílias Mipibuenses. É bom lembrar que até a década de 40, não existia um Clube Social em nossa cidade. Os bailes de Natal, Final de Ano e Carnaval, eram realizados nas salas de aula do Grupo Escolar Barão de Mipibu ou na Prefeitura Municipal.
Diante de tudo isso, alguns abastados senhores da nossa sociedade, como LAURO E JOSÉ MACÊDO, JAIME SALES, MAJOR DEDÉ, JOÃO BERCKMANS DANTAS e outros, se uniram e formaram uma cooperativa para esse fim, ou seja, edificar um Clube Social. Compram o terreno que postriormente seria o futuro Clube, ao senhor Sebastião Ribeiro. Pronto! Estava pronta a ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA MIPIBUENSE que passaria a oferecer aos filhos dos fundadores e dos seus sócios, um local aprazível para a realização das festas. Com grande esforço, o Clube foi inaugurado um julho de 1956 com muita pompa e festa; todos maravilhados em seus trajes sociais (vale ressaltar, que era exigido traje social, ou seja palitó e gravata, e esporte fino), a orquestra já contratada na Capital - eram grandes orquestras de metais e não esses barulhos eletrônicos de hoje - e tudo nos conformes para que a festa tivesse êxito e fosse marcante esse dia de júbilo!
A partir de então, a sociedade Mipibuense orgulhosamente apresentava os grandes bailes organizados pela Diretoria do Clube, onde eram recebidas a sociedade das cidades vizinhas como Nísia Floresta, Monte Alegre, e principalmente de Goianinha. Aos filhos dos associados cabia a tarefa de organizar e ornamentar o Clube para o evento. Eram assim que aconteciam os grandes Carnavais, São João, baile da Páscoa, Natal, Ano Novo, início e fim das férias estudantis, etc...etc....Fora esses acontecimentos, a Associação era cedida para aniversários, apresentação de shows e peças teatrais, programas de auditório. Nessas ocasiões, tínhamos a oportunidade de conhecer os grandes cantores como, Nelson Gonçalves, Trio Irakitan, Cantores de Ébano, José Augusto, Gilliard e tantos outros que por Mipibu passaram, além das grandes orquestras, como a famosa ORQUESTRA TABAJARA.
Na Associação também aconteciam as sessões solenes (cívicas ou religiosas) pleitos eleitorais (funcionava uma sessão eleitoral), e apuração das eleições. assim, uma grande tristeza acometeu todos nós - saudosistas da nossa bela juventude - por termos perdido o espaço sócio cultural; hoje, em dias de grandes comemorações populares e festas tradicionais, os Mipibuenses se vêem dispersos pela cidade - quando não, submetidos a "dançar",melhor dizendo pular no chão do calçamento ao som (som???) de bandas estridentes pelos decibéis eletrônicos altíssimos, sem o romantismo de uma bela orquestra dxe metais. Não há mais a Associação Esportiva Mipibuense para buscarem o aconchego de "dançar a dois"!!!
A Associação, NÃO ERA PATRIMÔNIO DO PODER PÚBLICO; era onde a sociedade expressava a sua cultura, sua crença e seus valores, ícones que permeiam a existência de uma cidade. Diante dessa incômoda lacuna social, perguntamos:
- Qual o motivo que levou a autoridade municipal da época, a subtrair da cidade o seu Clube Social? Seja qualquer que tenha sido o motivo (injusto, por sinal) usado para lesar a sociedade, não se justifica tão insano ato, uma vez que não se pode desprezar ou destruir a memória sócio cultural de uma geração de MIPIBU DO MEU CORAÇÃO!!!! ( Dra. Maria da Salate Gurgel Costa).

3 comentários:

  1. Não ficou claro de quem é a autoria desse texto, que chama a atenção de maneira muito coerente para a falta de respeito das autoridades mipibuenses com a nossa história.

    ResponderExcluir
  2. MINHAS AMIGAS,NEM DE LONGE EU IMAGINAVA QUE UMA CIDADE TÃO LINDA ESTIVESSE TÃO ABANDONADA PELAS AUTORIDADES.É COM IMENSO PESAR, QUE VEJO ESTE MARAVILHOSO LUGAR A TOMAR FORMAS DESASTROSAS. TOMARA QUE DE HOJE EM DIANTE, NOSSA SÃO JOSÉ VOLTE A SER UMA ESTRELA DE MUITAS GRANDEZAS E QUE SEU POVO TÃO RECEPTIVO, VOLTE A SORRIR.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dra. Salete por este texto sobre a Associação Esportiva Mipibuense. Para todos aqueles que curtiram os anos de gloria deste clube, só restou a saudade e certamente a tristeza do seu desastroso fim.
    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir