Amigos do Blog

3. EM PAUTA


Mestre Ivo
..."Olha a uva, olha a uva", era assim que IVO BERNARDO DA SILVA - o mestre Ivo como era conhecido por todos - chamava os fregueses para o seu pequeno tabuleiro com bonitas uvas, muitas adquiridas na casa de D. Bastinha, nossa vizinha.
Apesar da sua cara fechada, sua conhecida e famosa "carranca" e toda sua malcriação quando mexiam com ele, tinha uma coração muito maior do que a sua estatura. Foi um PEQUENO GRANDE HOMEM que criou os sobrinhos Otávio Gomes de Souza (Otávio de Ivo), Antonia Anunciada da Silva (Antonia de Ivo), Severino Pinto de Abreu, José Alcântara Lucas (Zé de Ivo) e Maria Lima Padre, (Maria de Ivo), com o seu trabalho. Gostava de ajudar as pessoas que dele se aproximavam pedindo auxílio; então, ele levava essas pessoas pra sua casa dava-lhes comida e roupas limpas. A sua alegria era fazer o bem, apesar de não demonstrar isso. Além de uvas, vendia também ovos, pão de , aves e roseiras. Era adorado pelas crianças que viam nele, um igual para as suas brincadeiras.
O mestre Ivo era católico, não perdia uma só missa e tinha reservada pra ele, uma pequena cadeira que ele mandou fazer; só ele a utilizava, e ai de quem tentasse se sentar nela! ele gostava também de ajudar nos serviços da Igreja. Pela família, era querido e respeitado. Era filho de Martiri Bernardo da Silva e Enéas Padre, e nasceu no dia 7 de setembro de 1888. Morava na Rua Sete de Setembro, nº 161 e morreu aos 83 anos no dia 25 de julho de 1971.
Segundo Maria " ele era o meu pai e o meu menino, e me dava muito carinho nunca deixando faltar nada em nossa casa, e tudo com o pouco dinheiro que ganhava com o trabalho que exercia." No dia do seu sepultamento as crianças que o conheciam e dele gostavam, cantaram e brincaram de roda em volta do seu caixão, querendo elas carregá-lo para o cemitério. Como isso não era possível, foram acompanhando o enterro e repetiram as cantigas e as brincadeiras ao redor do túmulo dele, como nos falou a sua filha adotiva Maria.
Grande coração, num pequeno homem que procurou fazer o bem aos seus, alegrou as crianças e viveu intensamente no seu pequeno mundo particular.

6 comentários:

  1. rsrs, so assim eu descobria de onde é a origem do sobrenome de ivo, tantas pessoas com esse "sobrenome" e eu nao sabia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! vc me levou a 50 anos atrás!!! adorava tomar o banho da tarde e pedir dinheiro para painho e ir comprar uvas no taboleiro do mestre Ivo,e ele carinhosamente me chamava de"anjinho"por eu sempre sair de anjo nas festas da Igreja. Oh qunta saudade!!!!! Que tempo bom!!! Maravilhoso Lúcia que bom resgatar esses valores. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Ivo...puxa vida!...eu adorava dar bom dia pra ele kkkkkk a história dele me emocionou muito. Hummm quanta saudade!
    Parabéns Lucia... " Em pauta" um pequeno grande homem que deixou seu registro na história da nossa cidade e nas lembranças destas crianças hoje, de cabelos prateados.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, por resgatar a importância das pessoas simples que fizeram a historia de nossa cidade.


    Junior Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Poxa, Lúcia, você me chorar,
    que saudades.
    Beijos,
    Do seu aluno,
    Laizomar.

    ResponderExcluir
  6. A emoção foi grande,
    VOCÊ ME FEZ CHORAR.
    LAIZOMAR.

    ResponderExcluir