Amigos do Blog

8. ENTRE PARÊNTESES

















..."SOCORRAM-ME...!!!"
Acredito que para falar de alguma coisa, se faz necessário que - no mínimo - você tenha conhecimento de causa, seja lendo, pesquisando, ou "in loco," verificar o que realmente aconteceu ou está acontecendo. Foi o que fiz para poder sintetizar o que realmente está ocorrendo com A FONTE DA BICA!
Dia desses, saindo com meus amigos Lourival Bezerra, Cristóvão Cavalcanti e Socorro Matias, fomos para a Mazapa - nascedouro dos "olheiros" que regam o Rio Mipibu, e de lá percorremos boa parte da mata acompanhando o descer dos pequenos filetes de água, até chegarmos ao que resta desse rio. Fizemos a trilha por dentro do que ainda se pode caminhar nessa mata, e alcançamos o pequeno córrego em que se transformou o antes caudaloso RIO MIPIBU, e o vimos agonizante a clamar por socorro, pelas impurezas que nele são jogadas, a começar pela simples e singela ação das "lavadeiras de roupa" despejando em suas águas, tanto a sujeira das roupas que lavam, como a mortal química do sabão empregado para isso. No percurso, ouvimos o sussurrar das árvores - velhas e frondosas árvores - como a se queixarem da ausência do canto dos pássaros, e em muitas, vimos uma lágrima das lembranças do passado, de um passado de abundância verde, de ar puro e do vento a balançar seus galhos. Vimos a tristeza no nosso caminhar pela mata da Bica, chão lamacento coberto por galhos de árvores dilaceradas pela ambição do homem.Vimos o seu território invadido em boa parte, por plantações alheias à sua flora. Vimos a nossa "pequena hiléia" transformada numa mata fantasmagórica, cheirando a ERVA MALDITA (se é que essa maldita erva tem algum cheiro). Circundamos quase toda a mata da Bica desde o Alto da Mazapa até o que resta da nascente do rio agonizante. Mas..., também vimos "as muralhas da Caern" que, intransponíveis para nós mortais, é o lugar de onde sugam a nossa água a nós dada gratuitamente pelo Criador e que hoje nos é vendida "a peso de ouro." Vimos o descaso, a omissão e o engodo da concessão feita entre a CAERN e a PREFEITURA MUNICIPAL (nas gestões anteriores, é verdade), mas com a inércia e a falta de vontade política para modificar esse quadro dos governos atuais, pois à Caern -que usufrui do nosso potencial hídrico - cabe o ônus de cuidar e conservar a nossa mata e o nosso Rio Mipibu. Não vimos mais os pássaros nem o resto dos animais de sua fauna; não vimos o farfalhar das árvores a anunciar a brisa gostosa dos ventos; não vimos a exuberância da mata nativa. Vimos sim, a ocupação irregular de suas terras por mipibuenses e por forasteiros descomprometidos com o meio ambiente, e a ambição de uma empresa que só visa o lucro fácil abonada pelo poder público. Vimos um rio gritando, dilacerado pelas impurezas jogadas no seu leito. Vimos a antiga CASA DE BANHO em ruínas e o que ainda resta da Bica ser transformada em uma FAVELA semelhante ou pior do que as favelas do Rio de Janeiro, no tocante a periculosidade! Vimos tudo. Só não vimos, uma ação, um pensamento ou uma atitude de quem de direito para modificar essa triste situação da centenária FONTE DA BICA. E olhe que esse apelo, esse grito de socorro, já soa nos confins de Mipibu, há muito tempo!!!!! ( Maria Lúcia Amaral )






























Um comentário:

  1. Que pena...
    Que Deus tenha compaixão e socorra a nossa bica e ponha no coração do homem o amor a natureza.
    Que bom se as autoridades competentes, assim como voces, seguissem esta mesma trilha para conhecer de perto o abandono e a necessidade de um pronto atendimento a este pedido de socorro.
    Parabéns pela reportagem.

    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir