Amigos do Blog

1. RELEMBRANDO

A PASSAGEM DOS HOLANDESES POR SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Senhores da situação em Pernambuco os Holandeses logo cuidaram de espalhar o seu domínio pelas Capitanias vizinhas. Com esse objetivo, realizaram uma série de visitas à terra Potiguar; dentre essas visitas, a que, é a que destaca mais nos diz respeito é a que destaca a Aldeia Mopebu, quando tiveram Adriano Verdonk como guia.

Para maior entendimento, tecemos algumas palavras sobrem e Adriano Verdonk, que residia em Pernambuco entre os anos de 1618/1620 - como nos diz Alfredo de Carvalho - e conhecia a situação e os recursos do Brasil, prestando assim os seus serviços aos Holandeses em forma de "espionagem secreta", tendo assim todo interesse na veracidade dos fatos. Era um homem de caráter inconstante, pois estava sempre do lado de quem atendesse aos seus objetivos pessoas (será que isso contagiou alguns políticos mipibuenses?) continuando, com a chegada dos Holandeses ao Brasil imediatamente Adriano postou-se à serviço deles, e mais tarde tentando traí-los por dez mil cruzados, foi capturado e torturado, e ia ser executado no dia 10 de abril de 1631, mas morreu antes. Mesmo assim, os Holandeses esquartejaram seu corpo

Segundo o relatório que Verdonk fez do Rio Grande do Norte, ele fala que "nessa jurisdição pode haver ao todo 5 a 6 aldeias de brasilienses, que juntos devem contar 700 a 800 índios *freixeiros e a principal delas é chamada MOPPOBU, e está situada a 7 milhas ao sul do Rio Grande."

Aí temos um valioso documento, que foi apresentado ao Conselho Político Holandês do Recife em 20 de maio de 1630. O documento elaborado por Adriano Verdonk traça um verdadeiro estudo sócio econômico da região em que estava a nossa Aldeia, quando diz: "nessa região do Rio Grande do Norte há gado em abundância, muitos porcos e galinhas; as pastagens são excelentes e os seus habitantes não têm outra riqueza a não ser o gado - que vendem e fazem muito dinheiro - mas é, a grande maioria da população, miserável mal tendo do que viver; embora peguem muito peixe, plantem mandioca para fazer farinha e muito milho, tudo é trazido para Pernambuco. Há também caça e frutos silvestres em quantidade."

Um fato curioso é também registrado na época em que os Holandeses estiveram no Rio Grande do Norte, e é mencionado noutro relatório apresentado por Adrien Van Dussen ao Conselho dos XIX na Câmara de Amsterdã/ Holanda, que diz "vai de tempos em tempos às aldeias, visitando-as e ensinando, batizando e fazendo casamentos, um religioso protestante". Será que não era um Holandês calvinista? É bem possível que a Aldeia Mopebu tenha recebido a visita desse religioso protestante!

Quanto as lutas propriamente ditas, travadas pelos holandeses, índios e portugueses é claro que a nossa aldeia não teve participação ativa, mas foi também alvo de suas consequências desastrosas que atingiram as outras, como roubos, saques, queima de fazendas, destruição de gado e muitas mortes.

A desastrosa permanência holandesa no Brasil, só deixou marcas de devastação e penúria nas Capitanias de Paraíba e Rio Grande do Norte. Em São José de Mipibu - segundo Gilberto Barbalho - há possíveis pegadas da passagem deles, e ele nos detalha que " no perímetro urbano da cidade (o verdadeiro local ainda é dúvida) por ocasião da construção de uma cacimba, os trabalhadores se depararam com um túnel de enorme comprimento e uma altura que dava para uma pessoa de altura normal - um pouco encurvada - passar por ele. Mesmo escavando, não conseguiram atingir o seu final, mas constataram - inclusive o prórpio Gilberto Barbalho quando criança - os sulcos produzidos pelas ferramentas usadas na sua construção. A população da cidade, ao tomar conhecimento do fato, e sem saber justificar estranha descoberta, apenas dizia: ISSO É OBRA DOS HOLANDESES!"

Verdade ou não, essa seria a única prova concreta deixada pelos flamengos em nossa cidade!!!

ESTAMOS SEGUINDO AS TRILHAS DESSE TÚNEL. BREVE, DAREMOS NOTÍCIAS DELE, OU NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário