Amigos do Blog

1. RELEMBRANDO

A mais antiga referência sobre a cidade de São José de Mipibu, data de 1607,na"Relação das cousas do Rio Grande do Norte, de sítios e disposições da terra," espécie de inventário feito pelo Padre Serafim Leite. O primeiro proprietário oficial de terras na Aldeia Mopebu foi o Dr. Francisco de Mendonça Eledesma - Juiz do Senado da Câmara de Natal - que recebeu e tomou posse delas no dia 12 de julho de 1659, portanto 52 anos depois de ser "descoberta"(termo utilizado apenas no contexto de quem vem ou ver pela primeira vez algo, uma vez que a Aldeia já existia). Posteriormente - mais de um século depois - a antiga Aldeia foi elevada à categoria de Vila, no dia 22 de fevereiro de 1762, e o responsável por esse feito foi o Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, designado pelo Marquês de Pombal que - em obediência às ordens do soberano português - mandou ele providenciar as novas medições das terras que formariam o patrimônio da atual cidade, na época Vila de São José do Rio Grande.

Segue a Vila seu curso normal, progredindo e se sobressaindo perante as demais, até que - 83 anos depois (1762-1845) - se transforma em Cidade no dia 16 de outubro de 1845, fruto do projeto do Deputado Provincial Joaquim Francisco de Vasconcelos, que acatado pelo então Presidente da Província Casimiro José Moraes Sarmento, torna-se o Projeto de Lei nº 125, transformando a antiga mas progressista Vila de São José do Rio Grande, em Cidade de Mipibu tempos depois, São José de Mipibu de hoje!

Em resumo, a nossa cidade passou por várias fases administrativas:

* "Descoberta" a Aldeia em 1607

* Torna-se Vila em 1762

* É elevada à Cidade em 1845

Nesse período compreendido entre 1607 e 1845, grandes nomes merecem a nossa homenagem, por nos proporcionarem esse recanto bucólico de antigamente, hoje buliçosa, irreverente, mas amada Cidade de Mipibu:

- Na época de Aldeia, os Padres Jesuítas e os Frades Capuchinhos italianos;

- Enquanto Vila, Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco;

- Como Cidade, o Deputado Joaquim Francisco de Vasconcelos e Dr. CasimiroJosé Sarmento.

Concluímos dizendo que, mesmo não sendo o Rio de Janeiro, esta é a nossa CIDADE MARAVILHOSA, com um dos melhores climas da região e com um povo que não precisa ser CARIOCA para ser divertido, prestativo, bom e hospitaleiro, apesar de tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário