Amigos do Blog

3. EM PAUTA

"CADEADO"
Esse era o nome dele. Baixinho, entroncado, um homem simples mas muito alegre e bonachão. Onde estavam mais de três pessoas se divertinho, sorrindo, e brincando (com ou sem bebida, no caso de ter bebida, para ele era bem melhor), chegava ele de mansinho com a sua sanfona de oito baixos, e entrava na festa.
Era assim CADEADO, querido por toda a juventude que o conhecia (não conseguimos saber o nome original dele) pois ele sabia respeitar, conviver, brincar e...ir embora quando não dava mais pra ele!
Nos idos de 60/70, a nossa cidade vivia no marasmo social e econômico, apesar de haver um Clube Social (Associação Esportiva Mipibuense) na cidade. Os estudantes na época, ou estavam no Ginásio Comercial - que depois passaria a ser Estadual - ou iam para a Capital, principalmente para o Colégio Atheneu Norteriograndense. Quando chegava o final de semana ou por ocasião de algum feriado, era "prato cheio" pra todos, que se encontravam no velho e querido CORETO da praça Aurélio Pinheiro - hoje Celso Sales - com o amigo CADEADO e sua velha mas aprumada sanfona. Aí a festa estava completa, e mesmo com bebidas, era apenas uma inocente festa de jovens descompromissados (ainda) com as responsabilidades que a vida impõe. Era o encontro de amigos, música e a velha praça com seu acolhedor coreto, numa cidade atrasada sim, porém pacata, ordeira, e livre das "mazelas" que degradam a vida dos jovens de hoje.
Era esse o senhor CADEADO que conhecíamos e que gostávamos de estar com ele. Por isso, hoje ele está EM PAUTA!!!!!

Um comentário:

  1. Lucia, minha amiga.

    Parabéns!





    A história de uma cidade, não se faz apenas com fatos políticos, religiosos e com a alta cúpula, mas também com fatos corriqueiros do dia á dia, buscando o que se passa nas ruas, nas esquinas, coretos, bares, enfim...

    Oportuno a lembrança do saudoso CADEADO, uma pessoa simples que não foi apenas um passante, não passou em brancas nuvens, deixou o registro da sua alegria, respeito, com a simplicidade que lhe era peculiar. Bem lembrado amiga, valeu ! Nesta pauta, com certeza outros igualmente maravilhosos serão lembrados.

    Gostei muito do blog, principalmente por ser um espaço apolítico, que visa exclusivamente resgatar a história da nossa cidade de maneira inteligente, simples e verdadeira .

    A nossa cidade tem uma história linda que merece ser contada e você amiga, com sua criatividade, inteligência e amor a ela, vai saber contar como ninguém.



    Abraços

    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir