Amigos do Blog

3. EM PAUTA






VELHO MOTOR DA USINA "LUZ E FORÇA SÃO JOSÉ"







" VELHO ZERIEL"...



Simples no viver, atencioso no trato com quem conhecia - ZERIEL como era popularmente conhecido - vivia a cuidar dos velhos motores da Usina de propriedade do senhor Júlio Ramalho, fornecedor da energia elétrica para a nossa cidade.
Logo cedo, estava ele a supervisionar tudo para que entre 16 e 17 horas, a Usina começasse a "dar sinal de vida' com seus estalos, como a anunciar para a população que estava viva, atuante, e que daria toda a sua energia para clarear as noites tranquilas de São José de Mipibu com as suas minúsculas lâmpadas nos postes das ruas principais e nas praças, fazendo a alegria de todos, principalmente da juventude. Quando detectava algum problema, era um corre corre danado, e ele todo sujo de graxa, tirando e colocando parafusos nos potentes motores (aliás, motores de fabricação Inglesa, e o único na região, pois apenas um similar se encontrava em Minas Gerais,uma vez que existiam apenas dois no Brasil) para que tudo estivesse devidamente funcionando no horário estabelecido pela empresa.
Quando faltava o óleo apropriado para que o motor funcionasse, ou quando "a correia quebrava," como ele dizia a se desculpar por não ter luz na cidade naquela noite, era motivo para a moçada se reunir na calçada de algum da turma para bater papo mesmo às escuras, iluminados por lampiões de gás ou velas. Ficava assim a cidade, quando ZERIEL não conseguia - apesar dos esforços que fazia - consertar o velho motor de Júlio Ramalho. Quantas vezes no meio de uma festa popular ou solenidade quando a energia elétrica faltava, era ele chamado às pressas para se desdobrar nas tarefas de consertar o defeito para que o evento prosseguisse, custando-lhe isso, algumas horas a mais do seu descanso noturno, e quase sempre, sem nenhuma remuneração extra.
Era esse ZERIEL, incansável administrador da empresa LUZ E FORÇA da Cidade de São José de Mipibu nos idos de 1960, e por esta razão hoje ele está EM PAUTA!

2 comentários:

  1. Lembro demais deste motor, quase todos os dias as 18 hs estava eu na janela da usina para ver e ouvir quando ele era ligado. Guardei até o barulho que fazia e eu, adorava imita-lo....fun deco, fun deco! fun deco! ..fundeco fundeco fundeco e assim seguia até pegar a velocidade kkkkkkkkk bobeira de uma criança que teve uma infância linnnda e muito feliz.

    Zéril, passava em frente a minha casa todos os dias para a sua labuta de domingo a domingo. Seu nome era "trabalho".
    Homenagém merecida.
    Parabéns Lúcia!
    Abraços
    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Retificando o nome do homenageado da pauta, no meu comentário acima: ZERIEL

    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir