Amigos do Blog

RELEMBRANDO



MIPIBU DO MEU CORAÇÃO



Nascí e crescí em São José de Mipibu; tenho numa verdadeira adoração por minha terra natal, sendo testemunha ocular de cada acontecimento que marcou o progresso da minha querida cidade. Ainda criança, registrava mentalmente os fatos que mantém acesa a chama do amor que nutre minha admiração e afeto àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento. Nunca, em momento algum deixei de pensar na minha cidade, sem lembrar dos amigos e das famílias que povoaram a minha infância, adolescência e juventude, quando era parte integrante dos acontecimentos, praticando cidadania na expressão máxima da palavra; cultivei grandes amizades e hoje, sinto contentamento em saber que filhos, netos ou descendentes da geração que comigo conviveu, tornaram-se pessoas ilustres e reconhecidas nas suas atividades. É como se fossem meus irmãos e assim, sinto-me orgulhosa por ter - no passado - dedicado-lhes amor e atenção.

São José de Mipibu: devo-lhe grande ternura, sou sua filha - mesmo afastada fisicamente - e tenho um imenso orgulho de possuir em cada Mipibuense, um irmão de grande valor. Vejo que cada um deles, com talento e perspicácia, engrandeceu e engrandecem à nossa terrinha; são pessoas queridas da cidade, que refletem em cada semblante o humor fino e irreverente dos seus habitantes que - até na adversidade - apresentam solidariedade gratuita, com a pertinência daqueles que têm fé. Os meus conterrâneos oferecem a cada evento projetado, uma harmoniosa credibilidade, aprovação e certeza da concretização. Por isso é que somos aventureiros, na medida certa da ousadia e tolerância, pois aprovamos de imediato todo e qualquer empreendimento que vise o bem das futuras gerações. Há fatos que estão impregnados na minha curiosa mente, como por exemplo, a inauguração da ANTIGA PRAÇA DO CORETO (Praça Aurélio Pinheiro e atualmente, Praça Celso Sales), lugar paradisíaco onde foi instalada uma "amplificadora" que brindava os casais enamorados com belas músicas do cancioneiro popular, enquanto passeavam de mãos dadas pela Praça. Crianças e adolescentes corriam alegres, em suas brincadeiras festivas e os jovens rapazes - em grupos - se colocavam em lugares estratégicos da Praça, aguardando a passagem das moças que - de braços dados - passavam pelos locais em que se encontravam os rapazes, para ouvirem os seus galanteios e juras de amor, e tudo isso acontecia em um tempo obedecido rigorosamente, aos sábados e domingos, das 19 às 21 horas e 30 minutos, quando soava o primeiro APITO (de três) da sirene da Usina de seu Júlio Ramalho, avisando que a luz ia ser desligada. Participei também em 1951, da inauguração do POSTO DE SAÚDE, que levou o nome do Dr. Januário Cicco, Mipibuense de Boa Saúde, ainda pertencente a São José de Mipibu. Nessa festa compareceram muitas autoridades militares, civís e eclesiásticas. Entre elas, o Governador do Estado, Dr. Sílvio Pedrosa, o Deputado Jessé Pinto Freire, o vigário da Paróquia, os vereadores e o Prefeito da cidade. Mas, o que me chamou a atenção foi a Banda de Música da PM tocando Royal Cinema, além de outros belos dobrados. Posteriormente, vi a construção e inauguração da PRAÇA NOVA - como era chamada na época - que antes era a rua 22 de fevereiro, Praça Getúlio Vargas e definitivamente Praça Monsenhor Paiva, o ponto de encontro da juventude. UM DETALHE IMPORTANTE DA ÉPOCA: A cada vez que que o sino da Igreja Matriz repicava no momento da elevação do Santíssimo Sacramento, todos se levantavam, em silêncio se benziam, e ficavam aguardando o tempo necessário de reflexão, para continuarem o que estavam fazendo. Esse fato era seguido até pelos visitantes amigos dos jovens que estavam de passagem pela cidade, ou apenas de férias. Outro fato religioso importante, foi em 1962, quando foi feita a reforma do CRUZEIRO DA MATRIZ por ocasião das comemorações do aniversário de 25 anos de ordenação do Pe. Antonio Barros, onde se misturaram o profano e o religioso, com a presença dos Padres Redentoristas e dos "cavaleiros" que ofereceram um espetáculo inusitado na cidade, a CARVALHADA. Outro grande acontecimento foi a inauguração da LUZ ELÉTRICA advinda da Hidrelétrica São Francisco, em 17 de agosto de 1965. Todos assistiram extasiados a chegada da energia, iluminando toda cidade, tornando-se um extraordinário feito e o mais belo espetáculo que a população de São José assistiu. Para tanto, estavam presentes o Governador Aluízio Alves e os seus auxiliares diretos, Deputados, e o candidato a Governador do Estado, o Monsenhor Walfredo Gurgel, além do prefeito da cidade e das cidades vizinhas, representantes da Igreja, vereadores e o povão da cidade e dos povoados. também a inauguração da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA MIPIBUENSE (já mencionado anteriormente noutra postagem), e vários outros acontecimentos pelos quais minha querida Mipibu passou.

O meu entusiasmo ao relatar tais fatos, é a rememoração de uma época que foi por nós construída, abrindo os caminhos para os que hoje aí estão, fruto de uma geração de consciência aberta, nobre e solidária, que soube valorizar a história da cidade, muitas vezes marcada por crenças e valores culturais que deram tonalidade às permanentes conversas e prosas de grupos formados nas ruas, esquinas e praças, produzindo em meus irmãos Mipibuenses o eterno encanto da jovialidade e amor à terra dos bravos MOPEBUS!!! (Dra. Maria Salete Gurgel)

2 comentários: