Amigos do Blog

CURIOSIDADES DE MIPIBU

A RUA DA FORCA
Em São José de Mipibu, a rua Dr. Antonio de Souza, era chamada Rua dos Índios. No entanto havia uma terceira denominação: RUA DA FORCA e a origem desse último nome está nesse relato.
No final do século XVIII, o Engenho Mipibu pertencia a João Araújo Costa, homem rico e bem relacionado nas redondezas. Era casado com uma mulher delicada e simples, mas completamente "por fora" do que fazia o seu marido nas noitadas em que passava fora de casa, e dos casos amorosos fora do casamento. Num desses casos, ele se apaixonou, e via na sua esposa um entrave para a realização da felicidade que tanto almejava ao lado dessa nova companheira. Com essa obsessão, armou uma cilada para a sua esposa convidando-a para um passeio e um banho no rio que ficava próximo ao engenho e lá assassinou-a, mas deixou o corpo visível. Ao ser descoberto,foi processado. Mas..., era um homem rico e a justiça fez "vistas grossas" para o caso, e a impunidade venceu. Então, João Araújo livre e tranquilo voltou para os braços da mulher por quem ele praticara o crime contra a sua verdadeira esposa. O tempo passou, e nada foi feito contra o assassino mesmo diante da revolta dos familiares da falecida. Então surge em cena um escravo do engenho, que achou-se no direito de ser o vingador da ex esposa e mata à facadas a atual mulher de João Araújo. Como era um escravo, foi preso e condenado à morrer na forca, e esta começou a ser construída " à luz do sol" na Rua dos Índios. Como os trabalhos para construir a -tal forca eram muito lentos - mesmo sendo feitos diariamente - esse fato impressionou a todos que passavam ou moravam no local, motivando então a troca do nome da Rua dos Índios, para a Rua da Forca tal a morosidade da mesma ser construída e não se sabe se essa morosidade era proposital.
Conclusão: a família da "falecida" que o escravo Cosme Damião vingara, ficou a favor dele - caso raríssimo na época e hoje ainda - e como tinha alguma influência e status, conseguiu que o escravo tivesse a sua pena de morte comutada para prisão perpétua, devendo cumprí-la na Ilha de Fernando de Noronha. No entanto, o negro escravo já havia ganhado a simpatia da população, diante do caso e pela repercurssão que este teve. Ora, com a simpatia do povão, a tolerância da maioria e protegido por gente rica e importante, conhecida da família da assassinada, houve "um arranjo" e o escravo fugiu da cadeia, nunca mais sendo visto em terras Mipibuenses. A forca foi desmontada por falta de quem a estreasse. E isso foi feito rapidamente! Descubram aonde é a Rua Dr. Antonio de Souza nesta cidade, e imaginem o acontecimento.(Maria Lúcia Amaral)

2 comentários:

  1. Legal, não sabia desta história...
    Uma curiosidade interessante.
    Gostei muito.

    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Como as demais, adorei tbm. Sei sim onde fica essa rua: por trás do Pio XII?rsrsrss
    Abração

    ResponderExcluir