Amigos do Blog

EM PAUTA

..."ROUXINOL"



Hélio, a irmã Ana e Nora Ney



Hélio no início da carreira artística
Filho de Pedro Cavalcanti de Albuquerque (Pedro guarani) e Ana da Silva, José Cavalcanti - ou Hélio Cavalcanti como era conhecido - nasceu em São José de Mipibu no dia 03 de dezembro de 1933. Aos 11 anos de idade deixou sua terra natal e foi tentar a sorte como cantor no Rio de Janeiro, pois cantar para Hélio, era como respirar: imprescindível! E ele tinha talento e vocação para isso pois logo ambientou-se no meio artístico, convivendo com grandes nomes da música como Nelson Gonçalves, Jorge Goulart, Carmem Costa e tantos outros.
Porém, antes de viajar para o Rio de Janeiro em busca do seu sonho, Hélio participou de um Programa de Calouros (A VOZ DE OURO ABC) no Recife, e obteve o primeiro lugar, tornando-se conhecido na região Nordeste, credenciando-o ao patamar que almejava nos palcos da Cidade Maravilhosa.No entanto, ele não representou nem o Estado nem muito menos a nossa Mipibu; foi sim, o representante da cidade do Recife que - segundo os organizadores do evento - não tinha um representante à altura.
No Rio de Janeiro, no início de sua carreira para o sucesso, Hélio cantou em casas noturnas como a Boate Plaza Hotel, na Avenida Prado Júnior em Copacabana. Nessa época ele já era empresariado por Jorge de Castro, o mesmo de vários artistas famosos; ele também era compositor e dele Hélio gravou em "compact disc duplo", as músicas DESEJO e SÓ ME FALTA VOCÊ. No entanto, mesmo defendendo e querendo gravar boleros, tangos e samba canções - aliás o que ele fazia muito bem - ele era obrigado a gravar marchinhas de carnaval, por serem mais comerciais; mas isso não diminuiu o seu entusiasmo, nem a sua persistência no sonho acalentado. Durante a sua permanência nos palcos cariocas, Hélio tornou-se amigo de NORA NEY (ver a foto acima),JORGE GOULART, CARMEM COSTA e DALVA DE OLIVEIRA - como falei anteriormente - mas foi em NELSON GONÇALVES, que além de amigo, ele encontrou um conselheiro!
Tempos depois, já completamente adaptado á Cidade Maravilhosa, financeiramente estabilizado, e sentindo que era a hora de descansar para usufruir sa colheita semeada anos atrás, Hélio voltou à sua terra natal e aqui comprou um terreno onde construiu um restaurante - CHÃO DE ESTRELA e depois RINCÃO LUNAR - onde recebia a sociedade Mipibuense,brindando a todos com boa comida, drinks variados e com a sua bela voz que a todos emocionava ,mesmo com canções tristes, muitas vezes retratando a sua tristeza interior. Nos últimos anos de vida, Hélio ainda acalentava o sonho de gravar um LP - "Long Play" (disco da época), cujo título já havia sido por ele escolhido: HÉLIO CAVALCANTI CANTA TRISTE. Seu sonho não se realizou, pois em 22 de setembro de 2000, a morte calou sua voz, e o seu canto foi abafado pelo tempo.
São José de Mipibu perdeu seu primeiro representante artístico que - como cantor de sucesso - cantava a solidão, o amor e a desventura, mas sobretudo, perdeu um filho que merece ser lembrado com carinho e respeito, por todos os Mipibuenses!
(Colaborações: Jornal A LUTA e os irmãos VERA LÚCIA E CRISTÓVÃO CAVALCANTI)


Um comentário:

  1. Obrigada minha amiga Lúcia, por não deixar morrer as lembranças da nossa cidade e por esta homenagem belíssima ao cantor Helio Cavalcanti, que Deus presenteou-me como irmão.
    valeu!!!!


    Vera Cavalcanti

    ResponderExcluir