Amigos do Blog

ENTRE PARÊNTESES


A FELICIDADE É RELATIVA






Sempre que chegam as festas natalinas e o final do ano se aproxima, fazemos votos de felicidade. O primeiro dia de todos os anos, é dedicado à confraternização. É um dia de trégua nessa passagem do calendário.
No fundo da alma de cada um, há sempre a permanente vontade de felicidade, e tal como as outras realidades, ela é relativa; se perguntarmos a qualquer pessoa o que ela espera do novo ano, a resposta com certeza será: FELICIDADE! Pode ser que não use o substantivo, empregará um dos seus muitos sinônimos.
Mas..., o que é FELICIDADE??? Ela é:
* PARA O FAMINTO, o alimento, o pão de cada dia;
* PARA O DESEMPREGADO, o trabalho que lhe proporciona um salário;
*PARA O TRABALHADOR, o salário que lhe dará condições de comprar o pão;
* PARA A COMUNIDADE, a liberdade de poder trabalhar, ganhar um salário, e comprar o alimento.
A felicidade é um conjunto de realidades; emprego, salário justo, escola para os filhos, e liberdade para buscar tudo isso!!!
A felicidade, é fazer progredir os frutos da imaginação. Sem a liberdade de imaginar, pensar e sonhar - ainda que houvesse PÃO, EMPREGO,E SALÁRIO - não haveria felicidade. A felicidade pode ser dádiva dos deuses, como ocorreu no paraíso; resultado da ação de cada um, no tempo da razão. Para se construir a felicidade, é fator essencial a união de todos, pois só a união entre a coletividade, é capaz de transformar dificuldades em felicidade, queixas e amarguras, em sorrisos. A união entre as pessoas é fator primordial para a felicidade permanente; a união é uma expressão que retrata a magestade da natureza; é a visão de uma revoada de pássaros, de canteiros de relva nascendo em terra boa, de roseiras floridas, de sorrisos de crianças ao sol dos jardins. A união faz a felicidade, e desarma os pensamentos que perseguem a conquista de vitórias à custa de tristezas e do mal; a felicidade constrói a paz, e não se compraz com o infortúnio alheio. Ser feliz, é também aceitar, respeitar, felicitar, louvar e aplaudir opiniões alheias. A FELICIDADE É ISSO AÍ! É um estado de espírito que se alicerça na auto confiança de nossas ações, e uma firme crença na capacidade de cada um.
- Vamos unidos construir essa felicidade. Esqueçamos os dissabores do ano que está prestes a terminar, mas relembrando que " se a felicidade tem para cada um seu nome próprio," ela é indivisível em sua ação coletiva. VAMOS CONSTRUÍ-LA UNIDOS!!!
..." esses, são os que ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão frutos com perseverança" (Lucas 8: 15) .
(Maria Lúcia Amaral - baseada em um texto de Alberto Villar - 1991)



Nenhum comentário:

Postar um comentário