Amigos do Blog

ELES FIZERAM HISTÓRIA

JOSÉ TEOTÕNIO FREIRE
Nascido a 8 de fevereiro de 1858 na cidade de São José de Mipibu, José Teotônio destacou-se na Magistratura, e como diz Câmara Cascudo "foi um magistrado ilustre, austero e dígno, cercando-se de um ambiente de respeito e admiração; foi um modelo para a sua classe."
Formado pela Faculdade de Direito de Recife em 1884, exerceu a promotoria pública em Mossoró, Açu e Nova Cruz, entre 1886 a 1888. Em seguida, viajou para São Paulo e em Capão Bonito do Paranapanema, foi Juiz Municipal em. 1889 No ano seguinte já depois de proclamada a República do Brasil, ele retorna ao Rio Grande do Norte e vai exercer a função de Juiz de Direito em Pau dos Ferros, Comarca obtida por nomeação do Governo Provisório Republicano. Foi Juiz também em Macaíba, no ano de 1892.
Além desses, exerceu altos cargos na magistratura do Estado do Rio Grande do Norte: Desembargador em 1898, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de 1909 a1921, e Juiz Federal. Foi Chefe de Polícia em 1895 e 1896. Foi um grande magistrado, honrando a cidade natal e seus cidadãos. (Maria Lúcia Amaral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário