Amigos do Blog

RELEMBRANDO

O PODER DOS MISSIONÁRIOS NAS ALDEIAS
O Governador Geral do Brasil expediu um ordem ao Capitão mor do Rio Grande do Norte Antonio da Silva Barbosa, em 01 de agosto de 1682, determinando que juntassem a Aldeia de Mopebu com a dos Guarahiras, por serem ambas pequenas e dessa maneira, seriam melhor atendidas no tocante aos ensinamentos espirituais ministrados pelos Missionários.
Mas o fato novo, é que essa determinação só aconteceu devido a uma petição dirigida ao Governador, feita pelo Padre Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, comunicando que - quando a Junta das Missões foi criada por carta régia de 07 de março de 1681, obedecendo ordens de Sua Alteza - foi feita a entrega das Aldeias de todas as Capitanias do Norte aos Religiosos da Companhia de Jesus. As duas Aldeias acima citadas, seriam unidas para melhor serem atendidas pelos dois Religiosos que lá moravam. No entanto, essa determinação deveria ter sido obedecida pelo Capitão mor do Rio Grande que não o fez, alegando que "achava nos índios, repugnância", e pelo fato dessa determinação partir do Bispo de Pernambuco, mesmo obedecendo ordens superiores. Agora havia uma ordem expressa do Governador Geral do Brasil, tanto à Câmara da Capitania, como aos Capitães mores, Provedor da Fazenda Real, Ouvidor e todos que dela tomassem conhecimento, e ainda, que essa determinação deveria ser registradas nos livros da Secretaria das Câmaras, além de ser mostrada ao Padre Superior da Aldeia de Guarahira, para que entrasse logo em vigor. O documento escrito do Governador, dizia ainda que as Aldeias seriam visitadas pelo Padre Provincial Antonio de Oliveira, para saber se estava sendo cumprida. Essa situação do não cumprimento da ordem do Governador, já se arrastava por cerca de 04 anos, sem nenhuma solução. É aí que entra a influência dos Missionários perante as autoridades do Governo Geral do Brasil, e mesmo assim, ainda demorou quase dois anos para que a ordem governamental fosse cumprida. Se no sentido religioso este caso serve para mostrar o zelo da Companhia de Jesus para com os aldeiados, por outro lado nos leva a concluir que havia uma "certa superioridade eclesiástica" de Guarahira sobre Mopebu. Se o Marquês de Pombal não odiasse tanto os religiosos, concluiríamos ter sido esse o motivo pelo qual a atual Arês foi elevada à condição de cidade antes de São José de Mipibu, mesmo sendo a nossa cidade - na época - mais adiantada do que Arês (Guarahiras). Isso tudo vem comprovar que a atividade dos Jesuítas no Rio Grande do Norte - suspensa durante a invasão holandês - já havia se restabelecido, embora não tenha sido privilégio apenas deles, pois os Missionários Capuchinhos já circulavam pelas demais Aldeias, mas só efetivou-se em Mipibu com a saída dos Missionários Jesuítas. Nos dois casos (com os Jesuítas e com os Capuchinhos) nota-se a a autoridade e a influência que esses Religiosos exerciam nos negócios administrativos do Brasil nessa época!!!
( Maria Lúcia Amaral)

EM PAUTA

P R O C U R A D O



Nesse corre corre da vida moderna, perdemos UM BONECO antigo e muito querido pois era uma relíquia de família e assim sendo, tinha um valor sentimental inestimável. Para facilitar a procura, damos algumas características dele:



* Tem OS OLHOS de Zé cego,

* A BOCA da Vaca Véia da broca,

* O NARIZ de Ivan " Pazinha"

* Tem SARDAS como Pintado,

* CABELOS como o de Bulú,

* O TAMANHO de Dão (que vendia geléia),

* AS PERNAS de Mucuiú,

* É GORDO como Chico da Macaca,

* Tem A CINTURA de Lóla,

* OS BRAÇOS de Tocador,

* É INFEZADO como Mestre Ivo,

* FALA FLUENTEMENTE como Cancão,

* BEBE como Campuçote,

* TOCA mais do que Cadeado,

* CANTA melhor do que Veiga e a última vez que foi visto, estava na CASA DE NÓCA!
POR FAVOR QUEM O ENCONTRAR, DIRIJA-SE AO CEMITÉRIO LOCAL, NA COVA DE NÚMERO 000, (se ainda tiver lugar), QUE SERÁ MUITO BEM GRATIFICADO COM "MEIA PATACA". ( Maria Lúcia Amaral )
(Nota: Todos esses personagens faziam parte do universo de adolescentes de uma cidade interiona gostosa de se viver)





POETAS E POEMAS

MARIA WEDNA DE CARVALHO

Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Mestrada em Ciências da Educação, Wedna é filha de Manoel Ferreira dos Santos (Manoel dos Móveis) e de D. Maria Aparecida dos Santos; é natural de Tangará/Rn mas reside em São José de Mipibu desde muito criança, tendo escolhido essa cidade para viver sua vida e seus sonhos de poetisa.Logo cedo - aos 9 anos - começou a ler e escrever poesias, graças segundo ela, ao incentivo da querida professora Marluce Gonzaga. Tem como seus poetas preferidos Mário Quintana, Carlos Drumond de Andrade e Clarice Lispector. Suas poesias originaram-se dos "poemas oração", de suas paisagens interiores em contato com a natureza e do mar de sentimentos que a arte poética a instiga. Participou do Concurso da Editora Paulinas e foi premiada; tem artigos científicos publicados em dois livros digitais, pela Editora "Queima Bucha" da cidade de Mossoró/Rn. Por tudo isso e por amar a cidade de Mipibu fazendo dela o seu berço de coração, ela está - para o nosso orgulho - em POETAS E POEMAS desta quinzena! ( Maria Lúcia Amaral)

MULHER,MARIA,MÃE

Chegas no lar do meu coração

Trazendo consigo a paz

e o explendor da criação

Jesus Cristo

Orante e peregrina

És tu que me ensina

a amar o próprio Deus

que a ti concedeu

a missão de ser mulher

Presença materna

Mãe, eu te corôo neste dia

Desde que o sol reluzia

Estava vós ao meu lado

No misto de amparo e auxílio

zelo, amor e cuidado

Para eu conduzir a vida

Obra sagrada destinada à minha pessoa

como dádiva e dom que entoa

um cântico de resplandecer

Para mais um alvorecer

E desejosa, quero sempre viver

nesse elo existencial


O ARSENAL EM FOTOS


"TUDO COMEÇOU COM ELES..."
25.08.53














Faço deste espaço, o veículo que transmita à diretoria do ARSENAL SPORT CLUBE na pessoa do seu jovem Presidente Tamires, neste quinquagésimo sétimo aniversário de fundação, o abraço de parabéns de todos os apaixonados pelo futebol, em especial dos admiradores desta agremiação. Meu abraço especial aos meus irmãos LUÍZ , ELIEL (in memorian) e MARCOS AMARAL (morando no Rio de Janeiro), jogadores que ajudaram a trazer os troféus e glórias que hoje fazem o acervo de títulos conquistados por este time de cracks de ontem e de hoje!!!
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
* DIA 29 DE AGOSTO (Domingo)
Missa em Ação de Graças (Matriz)
Futebol com ex atletas, atletas e sócios
Sorteio de Brindes e música ao vivo (sede social)
Feijoada e churrasco
* HOMENAGEM AO EX ATLETA ARIOMILDO CABRAL (Lelé)
( Maria Lúcia Amaral )








ELES FIZERAM HISTÓRIA

BRAZ DE ANDRADE MELO
Filho de Braz Marcolino de Andrade Melo e Ana Augusta de Andrade Melo, nasceu no dia 17 de abril de 1866 em São José de Mipibu. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1890, e nessa ocasião tornou-se um dos mais ardorosos propagandistas das ideias republicanas, um verdadeiro líder da classe , escrevendo em vários jornais anti monarquistas e fazendo conferências no Clube Republicano Acadêmico, do qual era o orador. Quando da passagem de Silva Jardim por Pernambuco, foi escolhido para saudá-lo proferindo um discurso de grande repercussão na época. Segundo Câmara Cascudo, "ele tinha um caráter espirituoso e original, salientando a fama que as suas pilhérias ou narrações de sua vida estudantil fizeram.Ao concluir os estudos, passou a residir em Natal, onde - apesar de jovem - ocupou altos cargos de cunho político e educacional, como Chefe de Polícia, Juiz Distrital, membro da Câmara Municipal no governo Silva Gordo e Professor de Filosofia e Francês no Atheneu Norteriograndense. Tavares de Lira traça assim o perfil desse ilustre Mipibuense: "Morto antes de completar 30 anos, Braz de Andrade Melo, tinha um grande espírito, grande coração, mas não atingiu todas as posições que por direito lhe cabiam, em face do seu valor e inteligência. Mesmo assim deixou traços inapagáveis de sua vida pública, como vigoroso jornalista, eloquente e aprimorado orador, grande professor e ilustre advogado." Morreu em Natal, no dia 14 de março de 1895. ( Maria Lúcia Amaral)

( ENTRE PARÊNTESES )

...EU JÁ VI ESSE FILME !!!


































































Está aberta a temporada de CAÇA AO VOTO. A cada ano eleitoral, a história se repete, quando o nosso Município é invadido por personagens completamente desconhecidos do cotidiano da cidade. São os famosos candidatos COPA DO MUNDO. É aperto de mão, tapinha nas costas, e alguns - num gesto puramente automático - chegam a cumprimentar o mesmo eleitor por mais de uma vez, estendendo-lhe a mão!!! É o cúmulo do absurdo e do cinismo desses que assim agem, numa prova cabal do desconhecimento do terreno em que estão pisando. Para piorar a situação, alguns estão acompanhados dos nossos velhos conhecidos vereadores da cidade, que se prestam a esse ridículo papel. Mas...o povo não é burro nem besta e, - a despeito de alguns - muitos têm memória de elefante! Mesmo que ainda exista alguém que troca o seu voto por sacolão, tijolo, cimento, pagamento de conta de água e luz, uma grande maioria já tomou CHÁ DE VERGONHA NA CARA pelos sofrimentos que passou acreditando nesses pilantras que nos querem fazer de palhaços! Parabéns aos Mipibuenses politizados que repudiam atitudes desavergonhadas dos candidatos COPA DO MUNDO que atualmente infestam a nossa cidade, para que assim possamos evitar que a HISTÓRIA SE REPITA no seu lado mais negativo, que é a enganação e a ludibriação, ao aproveitarem-se da situação de miséria dos menos favorecidos e por conseguinte, menos politizados!!! ( Maria Lúcia Amaral )